A análise SWOT é uma técnica clássica da administração e é largamente utilizada nos processos de planejamento estratégico, tomada de decisão e resolução de problemas. O acrônimo SWOT vem do inglês “Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats”, que se traduzem em:  Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. O acrônimo, em português, fica, portanto, FOFA (Análise FOFA, kkkk…).

Basicamente, a técnica prevê quatro quadrantes nos quais são explicitados todos os pontos relativos ao que se quer analisar:

  • Nos quadros superiores, são colocados os pontos internos, ou seja, que são inerentes à empresa ou ao projeto;
  • Nos quadros inferiores, são colocados os pontos externos, ou seja, do ambiente aonde a empresa ou o projeto estão inseridos;
  • Nos quadros da esquerda, são colocados os pontos positivos;
  • Nos quadros da direita, são colocados os pontos negativos.

 

 

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Observando esses pontos nos quadrantes, é possível construir uma análise e traçar caminhos estratégicos para o que se pretende executar. É importante que o objetivo que se quer atingir esteja explícito e claro, senão a análise ficará sem direcionamento.

Esta, assim como muitas outras ferramentas de gestão, é bem simples de utilizar. Porém, não é uma fórmula mágica: exige pesquisa, análise e discernimento. É uma forma de estruturar o raciocínio e organizar ideias. Portanto, o mais importante é o PROCESSO de elaborar a análise SWOT do que o resultado em si.

Pra quem quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, tem um e-book gratuito bem legalzinho nesse link aqui (em inglês).

UM CASO PRÁTICO: QUE HORAS ELA VOLTA? (Brasil, 2015)

Para exemplificar a utilização, resolvi fazer um exercício hipotético. A ideia é a seguinte: se os produtores do longa Que horas ela volta? (Brasil, 2015) tivessem utilizado a análise SWOT para o lançamento do filme (pode ser que tenham utilizado, aliás… vou tentar descobrir!), quais caminhos teriam sido apontados? O case de sucesso que eles tiveram estaria explicitado no diagrama do SWOT?

(Lembrando que os pontos e considerações são de minha interpretação e apenas exemplos para um exercício; podem não corresponder à realidade)

Fazendo a análise no momento em que o filme estava finalizado e levando em conta que o objetivo era atrair o maior público brasileiro possível nas salas de cinema, acredito que o desenho ficaria mais ou menos assim:

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STRENGTHS – FORÇAS:

  • Nome forte na direção (Anna Muylaert): Anna vem em uma crescente de produções de alta qualidade e é um nome conhecido no cinema brasileiro independente;
  • Roteiro e atuações: a qualidade do roteiro e das atuações são destaques do filme;
  • História universal, conflitos brasileiros: o filme apresenta os conflitos típicos da sociedade brasileira com uma história universal de amor entre mãe e filha, ou seja, tem bom apelo tanto para o público brasileiro quanto estrangeiro.

WEAKNESSES – FRAQUEZAS:

  • Elenco sem grandes estrelas: apesar da popularidade, Regina Casé não é um nome que, naturalmente, atrai frequentadores de cinema;
  • Pouca verba de distribuição: o orçamento de distribuição, por ser um filme independente e não associado a uma grande distribuidora, é bem reduzido;
  • Drama brasileiro independente: por não ser uma comédia com grandes estrelas globais, provavelmente só atrairá apreciadores de cinema brasileiro independente.

OPPORTUNITIES – OPORTUNIDADES:

  • Ambiente social e político do Brasil: após a acirrada disputa presidencial de 2014, as discussões sobre conflitos sociais e relação de classes estão em alta no Brasil, especialmente nas redes sociais;
  • Filmes brasileiros no mercado internacional: o filme O som ao redor (Brasil, 2012) reabriu as portas do mercado estrangeiro para os filmes brasileiros;
  • Exposição de mídia na Rede Globo: Regina Casé é umas das personalidades mais importantes da Rede Globo e pode utilizar essa plataforma para promoção do filme.

THREATS – AMEAÇAS

  • Calendário blockbusters estrangeiros: como sempre, é necessário prestar atenção nos lançamentos dos grandes filmes de estúdio para não competir diretamente com eles;
  • Histórico de bilheteria dos dramas brasileiros: o histórico de dramas brasileiros independentes não é dos melhores e isso cria um pré-conceito por parte dos exibidores (salas de cinema);
  • Público-alvo distante do cinema: o filme tem forte apelo para as classes C e D, que normalmente não frequentam o cinema e, quando vão, escolhem comédias populares.

Com o objetivo (“levar o máximo de público no cinema”) e os pontos explicitados, podemos partir para a análise. De início, sempre faço duas perguntas simples:

  • Como as oportunidades podem me ajudar a destacar as forças e contornar as fraquezas?
  • Como as forças podem mitigar as ameaças?

Não é uma regra começar assim, mas é o que funciona para mim. É importante criar um método que funcione para você.

A estratégia de lançamento utilizada pelo filme (você pode ver aqui, aqui e aqui) demonstra exatamente a utilização dos pontos fortes e das oportunidades, contornando as fraquezas e driblando as ameaças:

  • Carreira de festivais: a receptividade do mercado estrangeiro e os pontos fortes do filme apontavam para uma boa campanha nos festivais internacionais. Isso contribuiu para criar buzz sobre o filme no Brasil;
  • Campanha na Rede Globo: Anna Muylaert e Regina Casé falaram sobre o filme em alguns programas da emissora;
  • Lançamento na “entressafra”: os meses de agosto e setembro são, normalmente, mais fracos em blockbusters americanos, portanto, bons meses para esse lançamento, especialmente após um ano de carreira bem-sucedida nos festivais internacionais.
  • Repercussão nas mídias sociais: as discussões em torno do filme nas redes sociais e os pedidos de mais horários de exibição foram argumentos utilizados para convencer os distribuidores a manter o filme em cartaz por mais semanas.

Vocês conseguem imaginar outros caminhos possíveis para esse lançamento? Comentem aqui!

E você? Tem um case de sucesso onde utilizou análise SWOT? Compartilha comigo!

Quer minha ajuda para planejar um lançamento ou uma produção? Entra em contato!

Beijos e abraços!!

 

 

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